top of page

História e

Memória

HINO DO COLÉGIO



Eu já fui Junqueira Ortiz
No início de uma história gloriosa
De Cabo Frio passou a ser
Um patrimônio: Rui Barbosa, Rui Barbosa

Eu venho gerando educação
Meu modelo é orgulho
Para toda geração
Meu dever é educar
E o direito de ir buscar
Na luta do dia a dia
Respeitando a lei
Do homem e de Deus e a cidadania

Quem faz parte desta história
Quer a minha sobrevivência
Gerei pai, gerei mãe e filho
Dama e plebeu
Nesta existência
Que hoje falam e não querem ver jamais
A minha decadência

Bato no peito
Sou cantado em verso e prosa
Tenho orgulho e me chamo
Rui Barbosa, Rui Barbosa.

O hino do Colégio nasceu de uma tarefa de Gincana. Seus autores: alunas Mábila Botelho, Patrícia Antunes e Professor Luís Fernando Batista de Brito (mais conhecido como Babau).

AS MARCAS DO COLÉGIO



O CMRB é a primeira escola de ensino médio da rede municipal e vem, ao longo dos tempos, garantindo o reconhecimento da comunidade cabo-friense, em função da qualidade educativa de seu trabalho e da inserção nas lutas por melhorias na educação.



Independentemente das mudanças na oferta dos cursos (Formação de Professores das Séries Iniciais e Contabilidade e, a partir de 1999, somente Formação Geral), a preocupação do Colégio com a formação integral vem contribuindo para que os alunos se destaquem em diversas áreas profissionais e para que prossigam seus estudos em níveis superiores, embora não tenha diretamente como propósito a preparação para o vestibular ou para o mercado de trabalho.



Muitos dos profissionais que fazem parte do próprio quadro de professores e funcionários do CMRB são ex-alunos, o que lhes propicia um certo orgulho e favorece a integração.

Há um número significativo de professores que trabalham há muitos anos no Colégio, alguns deles tidos como referência na educação municipal. São professores que, a todo tempo, demonstram compromisso com a história que ajudaram a escrever: uma história marcada pela competência, profissionalismo e por relações democráticas e afetivas.



A memória oral é uma das fortes marcas do Colégio. São muitas e muitas histórias, algumas lendárias, vividas dentro e fora do espaço escolar, recheadas de muito humor e contadas e recontadas frequentemente na sala dos professores. Atualmente há uma constante queixa saudosista: “o Rui Barbosa não é mais o mesmo...”, como se o “tempo bom” fosse o tempo de outrora.
O Colégio traz ainda marcas de conflito, inerente ao processo democrático. Internamente, as reuniões são calorosas, alguns professores defendem suas idéias com muito entusiasmo, consciência política e senso de justiça. Nem sempre é fácil chegar a um consenso, o que ocorre geralmente através do voto e do respeito ao coletivo.​
Nas relações externas, o Colégio se posiciona como defensor da escola pública, não abrindo mão do que considera direito seu ou da comunidade.
Podemos afirmar, enfim, que o CMRB se insere na trajetória da educação do município como um foco de luta e de resistência.

 

 

DADOS DO COLÉGIO

 

Número do Censo Escolar : 33027331

CNPJ: 00.196.538/0001-13

Telefone: 2645 4262

 

PROCESSO DE CRIAÇÃO



O Colégio Rui Barbosa foi adquirido em 1978, no Governo José Bonifácio. Antes de ser municipalizado, já funcionava no local uma escola privada denominada Colégio Rui Barbosa, sucessor da Escola Técnica de Comércio Junqueira Ortiz de Cabo Frio. Em 1980 passou a se chamar Colégio Municipal Rui Barbosa, denominação que perdura até hoje.

A aquisição do Colégio deveu-se ao compromisso do então Prefeito com a comunidade em aparelhar a estrutura da educação municipal, onde os alunos da rede pudessem ter garantido a formação educacional desde a alfabetização até ao 2º Grau.

HISTÓRICO DA GESTÃO



A primeira administração do Colégio esteve a cargo do Prof. Paulo Fernando de Assunção Souza, durante o período de 1978 a 1989. Esta gestão teve como principal meta a consolidação de um colégio diferente dos demais, pois buscava, além da formação intelectual dos educandos, a informação sobre as mais diferentes áreas e o aprimoramento do jovem como cidadão, cônscio de seus direitos e deveres.



Tivemos os seguintes gestores, cada qual demonstrando sua visão de gestão e de educação, priorizando ações decorrentes desta visão:



- Prof. Lyra: 1990-1993;
- Profa. Sheila: 1994-1995;
- Profa. Maria Cecília: 1996-1997;
- Prof. Roberto (Betinho): 1998-1999;
- Profa. Amanda: 2000-200;
- Prof. Ronald: 2004-2005;
- Profa. Maria Lúcia: 2006-2007;
- Profa. Denize: 2008-2009;
- Prof. Luiz Carlos: 2010-2014.

- Profa Márcia Marques : 2015 - 2017



bottom of page